A Secretaria da Mulher de Londrina e a CMTU, estão realizando uma campanha para orientar as mulheres e alertar os homens sobre a importunação sexual. O trabalho atende a uma Lei Municipal que prevê ações de conscientização sobre o tema.
A campanha foi motivada por uma pesquisa do fórum brasileiro de segurança pública, que indicou que quase 13% dos assédios sofridos por mulheres foi no transporte coletivo.
“Quando a mulher sofre alguma importunação sexual, por exemplo, uma encoxada, uma passada de mão, às vezes ela não sabe que isso é um crime. Importunação sexual é crime!”, alertou a secretária da mulher, Liange Fernandes.
A importunação sexual é crime e prevê de um a cinco anos de prisão. Em Londrina, a orientação é que a vítima comunique imediatamente o motorista do ônibus que deverá seguir um protocolo de conduta para esses casos.
“O nosso objetivo principal é informar a mulher que ela precisa avisar o motorista imediatamente se ela for vitima de importunação sexual dentro dos ônibus. Não dá pra mulher ser constrangida e esse agressor descer na próxima parada como se nada tivesse acontecido. Importunação sexual é crime e você não só pode como deve denunciar”, acrescentou.
Denúncias podem ser feitas para a Polícia Militar no 190 ou para a Guarda Municipal pelo 153.