Londrina sedia pela primeira vez a Copa Down de Tênis de Mesa, que está em sua 8ª edição. O evento é realizado pelo Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (ILECE), localizado na zona sul da cidade, em parceria com a Fundação de Esportes de Londrina e a Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI).
Ao todo, 40 atletas de 12 cidades do Paraná participam da competição. O campeonato busca promover não só o esporte, mas também a autonomia e a independência das pessoas com síndrome de Down. A prática esportiva contribui para a qualidade de vida dos participantes, além de estimular a concentração e a disciplina.
Edson Luiz Martinussi, que é coordenador do evento e técnico da equipe anfitriã, disse que a autonomia que os atletas ganham ao viajar para competições é importantíssima.
Entre os destaques da equipe do ILECE está Renata Márcia Venâncio, que conheceu o tênis de mesa ainda na escola. Ela se classificou para o Campeonato Nacional, que será realizado no fim do ano em Brasília, após conquistar o título estadual.
E a repórter Kauana Cardoso, da Tarobá, até se arriscou a jogar uma partida de tênis de mesa com a Renata. Confira no vídeo.