Na tarde desta quarta-feira (11), dirigentes de entidades e diversas personalidades se reuniram no Buffet Planalto para um evento sobre liderança rural, que integra um ciclo de encontros promovido pela FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná). Londrina é uma das cidades paranaenses a sediar a quinta edição do Encontro Regional de Líderes Rurais, que tem como objetivo fortalecer o protagonismo e a transformação no campo.
O evento teve como pilares os temas "liderança, protagonismo e transformação" e contou com a participação de 340 produtores e produtoras rurais, oriundos de 27 municípios. O encontro, que começou em Maringá na terça-feira (10), também faz parte de um esforço da FAEP para aproximar mais o agronegócio e a pecuária do Paraná, com a implementação de políticas e programas voltados ao desenvolvimento dos produtores rurais e líderes sindicais.
Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino da FAEP, destacou a importância de fortalecer as bases da federação, compostas pelos produtores rurais. "O sistema Faep esta sempre preocupado em fortalecer as suas bases, que são os produtores rurais. Então trazemos aqui uma politica de tudo que estamos fazendo, além de cursos e treinamentos para desenvolver esse produtores rurais e líderes sindicais cada vez mais em defesa do agronegócio e da pecuária paranaense”, explicou Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino da FAEP.
Entre os principais pontos debatidos no evento, um dos focos foi a necessidade de criar e fortalecer relações mais eficientes com o mercado. Alfredo Alves Junior, chefe do Sindicato dos Rurais do Norte do Paraná, destacou a relevância de uma boa comunicação entre os produtores e os consumidores, explicando que, embora o agro seja reconhecido como essencial, muitos não entendem o impacto das flutuações de custos. “A gente precisa que melhores essa relação com o mercado. Todo munda fala que o agro é top, mas quando vai no mercado, percebe o quanto subiu, reclama. Tem que entender que a nossa responsabilidade de produzir sobe, os nossos insumos também sobem. Não tem ninguém mais resiliente do que o produtor rural”, afirmou Alves Junior.
Este evento faz parte de uma série de encontros que seguirão por outras nove cidades paranaenses, conforme as regionais da FAEP. O objetivo é fortalecer ainda mais a liderança rural e o papel do agronegócio no Paraná, promovendo discussões construtivas e engajando mais produtores nas questões do setor.