Cidade

Londrina suspende convocação de aprovados no concurso da Guarda Municipal

03 out 2023 às 20:50

A Secretaria de Assistência Social de Londrina solicitou ao município a suspensão da convocação de pessoas aprovadas no concurso da Guarda Municipal.

 

Em agosto, a Secretaria de Defesa Social pediu a convocação de 158 aprovados, mas a solicitação estava sob análise do município e esbarrou em um comitê responsável pelo orçamento.

 

O processo para a convocação acabou suspenso em razão da queda na arrecadação de tributos municipais, estaduais e federais, que ficou abaixo do que havia sido projetado pelo município. Isto é, foi um recuo para as contas públicas em ordem.

 

O prefeito Marcelo Belinati atribuiu a queda na receita à desoneração dos combustíveis, e justificou que o índice de pessoal subiu por conta de uma mudança no cálculo realizado pelo tribunal de contas.

 

“Tudo é levado em conta. Então, quando você tem um índice em relação aos servidores, um índice prudencial, isso é levado em conta e o próprio tribunal proíbe, muitas vezes, concurso, proíbe contratações, enfim. Isso é levado em conta, sim. Claro que a equipe técnica está analisando isso o dia a dia, mês a mês, para que a gente possa fazer todo o planejamento necessário, na saúde, na segurança, na educação, enfim”, disse o prefeito.

 

Belinati defendeu ainda que o município alcançou um superávit no ano passado e tem uma situação tranquila comparada a outras cidades brasileiras. Ainda assim, a prefeitura deve manter a cautela.