Mães de alunos da Escola Rina Maria de Jesus Francovig, no Jardim Campos Elíseos, zona sul de Londrina, realizaram uma manifestação para cobrar mais segurança e transparência da direção. A indignação veio à tona após um grave incidente de violência que a escola teria tentado esconder.
No dia 21 de agosto, uma briga supostamente iniciada por bullying terminou com uma aluna precisando de atendimento do SAMU e da Polícia Militar. No entanto, as mães só souberam da confusão em uma reunião convocada para o dia 1º de setembro, que tinha como tema a "violência em ambiente escolar".
A falta de um representante da diretoria na reunião também gerou insatisfação. Kawane Simão da Silva, uma das mães, expressou a preocupação da comunidade. "Nossa maior queixa é a falta de transparência da direção sobre o que acontece dentro da escola", afirmou.
A situação foi denunciada por Edna Santos Souza, cuja filha teve um ataque nervoso ao presenciar a confusão. Outra mãe, Mayara Moreira, precisou faltar um dia de trabalho para ir à escola em busca de providências e reforçou o pedido por mais segurança para os alunos.
A escola, que oferece ensino em período integral, ensino médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos), não se manifestou sobre o caso.