Cidade

Mais de 1.500 bocas de lobo estão entupidas em Cascavel

30 jan 2025 às 11:43

Na tarde de ontem, por volta das 14h, os moradores da Rua Serra do Boi, no bairro Colméia, viveram momentos de grande apreensão quando as águas invadiram suas residências. Imagens gravadas durante o ocorrido revelam o desespero de quem assistia os móveis e eletrodomésticos sendo arrastados pela força da correnteza.


Segundo os relatos, o problema não é novidade. Os alagamentos são recorrentes na área, e os moradores apontam a proximidade do córrego, além dos bueiros entupidos, como fatores que contribuem para a situação.


Em busca de esclarecimentos sobre o problema dos bueiros entupidos, a reportagem procurou a Secretaria de Serviços e Obras Públicas (Sesop), que informou que, em Cascavel, há cerca de 1.500 bocas de lobo obstruídas. Apesar dos esforços, a limpeza e desentupimento são ações limitadas. De acordo com a Sesop, a limpeza é realizada por um caminhão com hidrojateador e uma equipe encarregada dos reparos em galerias. Para reposição de tampas e grelhas, outras duas equipes atuam nas ações.


No entanto, a secretaria ressalta que, devido à falta de comprometimento de uma parte da população com o cuidado dos bens públicos, as ações preventivas acabam sendo substituídas por intervenções corretivas, frequentemente após alagamentos. Já houve registro TV’s e objetos maiores sendo retirados das bocas de lobo.


Hoje, a equipe interrompeu os serviços preventivos em andamento para realizar a limpeza dos bueiros da Rua Serra do Boi, a fim de evitar novos alagamentos. No entanto, a Sesop não soube precisar o tempo necessário para concluir o trabalho, que pode variar de uma hora até um dia, dependendo do estado das redes de drenagem.


Para os moradores da Rua Serra do Boi, a situação é um alerta para a necessidade de ações preventivas mais efetivas e do engajamento da população no cuidado com a infraestrutura urbana.