Cidade

Mais de 200 casos de violência doméstica foram registrados no 1º semestre em Cascavel

12 jul 2023 às 13:56

A prisão preventiva do namorado de Taciana, cujo corpo foi encontrado ontem em um matagal no bairro Claudete, aconteceu após o depoimento dele prestado a polícia. Os dois casos de feminicídio registrados nos últimos dias em Cascavel mostram o extremo de um problema que vem aumentando, a violência contra a mulher. 


O relatório do semestre divulgado pela Guarda Municipal indica um aumento considerável no número de casos de violência doméstica. No primeiro semestre de 2022, foram 111 casos, neste ano, no mesmo período, já foram 200. A violência doméstica contempla todo tipo de casos, contra crianças, idosos, mas as mulheres ainda são as principais vítimas. 


Os dados da Guarda Municipal registram novas ocorrências, não contemplam as mulheres que já estão em medida protetiva, pela lei maria da pena. Essas situações, que já passaram por registro policial somam 953 casos somente neste ano. 


A vara de violência doméstica contra mulher, crianças, adolescentes e idosos tem hoje mais de 2 mil inquéritos parados. Uma promotora e uma juíza acumulam 10 mil processos. A superlotação na pauta, tem feito com que os agendamentos das audiências aconteçam a partir do segundo semestre de 2026. São 8 audiências por tarde. Dados que evidenciam a necessidade de contratação de mais promotores e criação de outra vara.