Cidade

Mais de 46 mil alunos da Rede Municipal voltam às aulas nesta quinta-feira

02 fev 2026 às 07:48

A Rede Municipal de Educação de Londrina inicia, na próxima quinta-feira (5), o ano letivo de 2026 com o retorno de mais de 1 milhão de estudantes às salas de aula. Ao todo, 88 escolas municipais, 33 CMEI (Centros Municipais de Educação Infantil) e 60 CEI (Centros de Educação Infantil) filantrópicos conveniados com a Prefeitura estão prontos para receber crianças em todas as regiões da cidade.


Além das escolas municipais e particulares de Londrina, 122 escolas da rede estadual de ensino que contam com 70 mil alunos, também retornam às aulas nesta quinta-feira.


O período de matriculas, iniciado no dia 2 de janeiro deste ano, segue aberto pela internet no site matriculas.londrina.pr.gov.br. O processo é voltado aos estudantes oriundos da rede privada, de outras cidades ou que desejam se transferir de uma unidade municipal a outra, abrangendo turmas do P4 até o 5º ano.


A rematrícula para os alunos que permanecerão na mesma unidade escolar já havia sido realizada em 2025, entre o final de novembro e o início de dezembro.


Conforme levantamento do setor de Matrícula e Documentação Escolar, que vem recebendo e gerindo as demandas, até o momento foram registradas 2.415 solicitações, entre vagas novas e pedidos de transferência para turmas do P4 ao 5º ano. Os encaminhamentos são realizados conforme a disponibilidade de vagas nas unidades escolares pretendidas.


Educação Infantil – Os atendimentos da Central de Vagas foram retomados na terça-feira (20). É por meio deste serviço que são geridas as matrículas dos alunos da faixa etária de 0 a 3 anos (CB, C1, C2 e C3), sendo necessário agendar entrevista e cadastro na Central de Vagas pelos telefones (43) 3375-0220 e (43) 3375-0282 da SME.


Os encaminhamentos da Central de Vagas para o ano letivo de 2026 foram realizados no mês de dezembro, com base nos cadastros ativos e na lista de espera existente à época, observando rigorosamente os critérios de classificação vigentes.


Novos pedidos passam a compor a lista de espera, havendo possibilidade de chamadas novas quando vagas remanescentes não forem preenchidas.


Formação e prática pedagógica – Diretores e coordenadores pedagógicos da rede municipal participarão, antes do início das aulas, da Formação Inicial para Gestores, que irá ocorrer nos dias 29 e 30 de janeiro.


Já nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro será a vez dos professores realizarem as atividades de prática pedagógica, conforme o planejamento da Secretaria Municipal de Educação (SME).