Cidade

Mamaço 2025: ação especial do Agosto Dourado incentiva o aleitamento materno

29 ago 2025 às 21:14

O Mamaço Agosto Dourado 2025 foi um encontro coletivo realizado pelo Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) com o objetivo de incentivar o aleitamento materno e conscientizar sobre sua importância para a saúde de bebês e mães.


O evento proporcionou um momento de união entre mães, bebês, profissionais da saúde e apoiadores da causa, reforçando o compromisso com a promoção da amamentação como um ato natural e essencial nos primeiros meses de vida.


A nutricionista Poliana Becker destacou que o evento reuniu todas as mães da maternidade e demais setores do HUOP para realizar um mamaço coletivo, formando um círculo de mãos dadas que simbolizou a proteção ao aleitamento materno. Ela também ressaltou que o evento visa conscientizar as mães de que elas podem buscar apoio nos serviços oferecidos pelo hospital, como o Banco de Leite Humano.


Além de incentivar a amamentação, o evento também abordou a importância da doação de leite materno. A prática é segura, benéfica para quem doa e essencial para bebês prematuros ou com necessidades especiais, que não podem ser alimentados pelas próprias mães.


A enfermeira Anelise Vieczorek, presente no evento, explicou que a doação de leite parte de mães que já estão amamentando. Ela destacou que o principal objetivo do Mamaço é apoiar a amamentação e chamou a atenção para o fato de que muitas mulheres ainda são criticadas por amamentar, o que pode ser prejudicial ao processo e à confiança das mães.


Toda mulher que está amamentando pode ser uma doadora. Um gesto de amor como doar leite pode salvar vidas de recém-nascidos internados nas unidades neonatais.