Cidade

Mapeamento das startups paranaenses revela crescimento e tendências no setor de inovação

05 jun 2025 às 12:57

O Paraná tem visto crescer o número de startups, pequenos negócios inovadores que surgem a partir da identificação de uma necessidade e do desenvolvimento de soluções criativas. Para acompanhar essa evolução, o Sebrae/PR realizou o 11º Mapeamento das Startups Paranaenses, que analisou o cenário de 2024, apontando um aumento de 19% no número dessas empresas no estado. Atualmente, as startups do Paraná representam mais de 10% do total no Brasil.


Na região Oeste do estado, onde o agronegócio é forte, destacam-se 217 startups, com predominância do segmento agrotech. Já no estado como um todo, a área da saúde lidera, incluindo empresas como a de Fábio, empreendedor cascavelense que desenvolveu um software de gestão para o setor. A startup, que nasceu da experiência prática de um dos sócios ao identificar uma necessidade real, completou nove anos de atuação e hoje é referência, figurando entre as 10 melhores do Paraná em 2024. Seu software já está presente em todos os estados brasileiros e tem planos para ampliar ainda mais seu alcance.


Além de mapear o panorama das startups, o estudo do Sebrae contribui para a implementação de ações específicas que auxiliam esses empreendimentos a superar desafios comuns, como acesso a mentorias, consultorias e capacitações em todas as fases, desde a ideia inicial até a expansão.


Essa iniciativa reforça a importância do apoio ao ecossistema de inovação e o potencial das startups para transformar setores e impulsionar o desenvolvimento econômico do Paraná.