O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta quarta-feira (26), a criação de 13 novos cursos para a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Com previsão de início de atividades a partir de 2027, as graduações terão como foco as áreas de Inteligência Artificial e Ciência de Dados e serão acompanhadas de 325 novas vagas para servidores docentes e técnico-administrativos.
Ao todo, serão ofertadas 908 vagas anuais em todas as cidades com campus da UTFPR: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.
O anúncio foi realizado pela coordenadora-geral de Relações Estudantis e Serviços Digitais da Secretaria de Ensino Superior do MEC (Sesu), Lúcia Pellanda, em reunião remota com a gestão da Reitoria, diretores-gerais dos campi e diretores de Graduação. Pellanda destacou a identidade da UTFPR de universidade tecnológica como elemento central no projeto Universidades Inovadoras, o que se refletiu no número de cursos aprovados: o maior entre todas as universidades brasileiras.
“Para nós, a UTFPR é um elemento central no projeto de Universidades Inovadoras, pois é um exemplo de muito sucesso entre as universidades especializadas, com números impressionantes. O MEC tem muito orgulho do trabalho que a UTFPR realiza”, destacou.
O projeto Universidades Inovadoras é uma iniciativa do MEC voltada a fortalecer o papel dessas instituições federais na formação de uma nova geração de cientistas, engenheiros e tecnólogos capazes de liderar a neoindustrialização brasileira e dar suporte à agenda de inovação e sustentabilidade do país.
Ao classificar o anúncio como histórico, o reitor Everton Lozano ressaltou a capacidade de entrega da UTFPR. “Recebemos as diretrizes do MEC e, em apenas quatro dias, elaboramos e submetemos a proposta. Acreditamos que participar do projeto Universidades Inovadoras está no DNA da UTFPR e alinhado ao nosso planejamento estratégico. Desde o Reuni [Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais], não víamos um anúncio de tamanha relevância. Para nós, esse momento representa a oportunidade de renovar e acelerar o nosso desenvolvimento institucional, reafirmando nossa identidade como Universidade Tecnológica”, afirmou.
Das 39 universidades federais contempladas no projeto, a UTFPR lidera com aproximadamente 15% em número de cursos e vagas a serem ofertadas. Apenas no Sul do Brasil, o quantitativo aprovado para a UTFPR representa mais de duas vezes o quantitativo aprovado para as demais universidades federais.
A previsão é que os cursos sejam ofertados a partir de 2027, após a contratação dos novos servidores (185 docentes e 140 técnicos administrativos) e a construção dos projetos pedagógicos. “Agora, vamos preparar toda a nossa estrutura institucional para receber os novos servidores e estudantes. Será um esforço coletivo que trará resultados importantes para a Universidade, para o Paraná e para o
Brasil”, comenta José Augusto Fabri, pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UTFPR.
Confira os novos cursos:
Ciência de Dados e Inteligência Artificial (IA)
Campus Londrina
Campus Toledo
Engenharia da Computação com ênfase em IA
Campus Campo Mourão
Tecnologia Aplicada à Construção e BIM
Campus Guarapuava
Tecnologia em Desenvolvimento de Jogos com ênfase em IA
Campus Francisco Beltrão
Tecnologia em IA
Campus Dois Vizinhos
Campus Ponta Grossa
Campus Santa Helena
Tecnologia em IA e Ciência de Dados em Saúde
Campus Apucarana
Campus Curitiba
Tecnologia em Inovação com ênfase em IA
Campus Cornélio Procópio
Tecnologia em Negócios com ênfase em IA
Campus Pato Branco
Tecnologia em Segurança Cibernética com ênfase em IA
Campus Medianeira