Cidade

Médico da UEL é suspeito de importunação sexual em denúncia feita por paciente

23 fev 2023 às 11:07
Em denúncia feita por uma estudante da UEL (Universidade Estadual de Londrina), um médico ginecologista da Dasc (Divisão de Assistência à Saúde da Comunidade), foi acusado de abuso e importunação sexual por comportamentos durante uma consulta.


A Dasc é gratuita e presta serviços de atendimento nas áreas de clínica médica, ginecologia, enfermagem e odontologia a alunos e funcionários da universidade, através do Hospital Universitário. 


A mulher, que não quis se identificar, conta que durante a consulta médica, o profissional desviou a conversa para comentários que incluiam sugestões de posições sexuais, inclusive gesticulando o ato com as mãos. “Eu fui para saber de escape menstrual e preventivo e do nada ele começou a falar sobre posição sexual”, relatou a vítima.


Ela ainda disse que o acusado chegou a falar que "homem gosta de dar 'umazinha' em qualquer lugar, até mesmo atrás do Dasc", disse.


Após compartilhar o caso em uma rede social, outras mulheres relataram que já passaram por situações parecidas. Em um dos comentários, outra mulher contou que o profissional a teria tocado na coxa para falar do tipo de roupa em que vestia na ocasião.


Em nota, a Procuradoria Jurídica da UEL informou que aguarda o recebimento da denúncia, oficializada na última semana, junto à Ouvidoria do HU (Hospital Universitário) e ressaltou que todos os procedimentos serão tomados considerando o regimento interno, além de se comprometer a levantar os fatos e checar os envolvidos.


A UEL ainda destacou que não compactua com qualquer forma de violência física, psicológica ou constrangimento contra a mulher, que possam ofender sua saúde, integridade física ou ainda provocar danos emocionais.