Cidade

Ministério da Educação autoriza curso de medicina para Arapongas; saiba mais

31 ago 2024 às 08:42

O prefeito Sérgio Onofre anunciou nesta sexta-feira, 30, que o MEC (Ministério da Educação) autorizou a oferta da Curso de Medicina em Arapongas. O curso de graduação será desenvolvido pela Faculdade Honpar – a ser sediada na nova estrutura do Hospital Norte Paranaense.


“Um dos dias mais importantes para Arapongas. Agora é real, é concreto. Temos a Faculdade de Medicina no nosso município. Um grande presente. Quero agradecer a todos os envolvidos nessa luta. Isso marca uma nova fase na história do desenvolvimento do nosso município”, comemorou Onofre.


Sérgio Onofre lembrou ainda que a Faculdade de Medicina é uma luta que vem desde 2017. “Arapongas, que já é um polo de serviços na área da saúde, tende a avançar muito mais com a vinda dessa faculdade”, relembrou. De acordo com a portaria (nº 434, de 29 de agosto de 2024), o curso superior de graduação em Medicina (bacharelado) está autorizado a oferecer 60 vagas anuais, mantida pela Associação Norte Paranaense de Combate ao Câncer.


Nota Oficial da Faculdade HONPAR


A Faculdade Honpar foi oficialmente autorizada pela Seres/MEC a abrir o curso de Medicina, com 60 vagas anuais. Esta conquista é fruto de um trabalho dedicado e comprometido, que reflete nosso contínuo esforço em oferecer educação de excelência na área da saúde.


A autorização deste curso representa um marco importante para a nossa instituição, a região e o estado do Paraná, ampliando significativamente nossa capacidade de formar profissionais altamente qualificados. Os detalhes sobre o curso, processo de ingresso e outras informações pertinentes serão divulgados oportunamente, conforme estão sendo elaborados dentro do nosso Planejamento Estratégico Institucional.


Com este novo curso, reafirmamos nosso compromisso em contribuir para a melhoria da saúde pública e o desenvolvimento social e econômico da nossa comunidade e do país.


Dr. Umberto Tolari – mantenedor da Faculdade HONPAR


Unidades continuam funcionando


A instituição informou ainda que as unidades 1 e 2 do Honpar continuam funcionando como unidades hospitalares normalmente, sem nenhuma mudança prevista no momento.