Cidade

Ministros do Governo Federal seguem para região atingida por tornado no Paraná

08 nov 2025 às 11:56

Na manhã deste sábado (8), ministros do governo federal e equipes da Defesa Civil Nacional embarcaram em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino à região de Rio Bonito do Iguaçu, no Sudoeste do Paraná, uma das cidades mais atingidas pelo tornado que deixou seis mortos e centenas de feridos.


A comitiva é formada pela ministra Gleisi Hoffmann, pelo ministro interino da Saúde, Adriano Massuda, e pelo diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (Cenad), do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Armin Braun. A chegada da equipe está prevista para 13h no aeroporto de Cascavel, onde Gleisi atenderá à imprensa.


No mesmo voo, também seguem equipes especializadas da Defesa Civil Nacional, com atuação em socorro, ajuda humanitária e reconstrução. A missão tem como objetivo oferecer apoio imediato do governo federal às vítimas, reforçar as ações emergenciais já em curso no Estado e iniciar os trabalhos técnicos de reconstrução das áreas destruídas.


As ações serão coordenadas em conjunto com as prefeituras locais, a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. A determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é de que todo suporte necessário seja levado à população paranaense, tanto na assistência direta às vítimas quanto na reconstrução da infraestrutura afetada.


“O presidente Lula determinou que todo apoio seja levado à população atingida”, destacou o comunicado oficial do governo.


O tornado devastou grande parte de Rio Bonito do Iguaçu, destruiu centenas de casas e deixou ao menos uma pessoa desaparecida. As forças estaduais e federais seguem mobilizadas no resgate, atendimento e levantamento dos danos.