A operação Unidade Controla divulgou o resultado da ação realizada nesta semana na PEL III (Penitenciária Estadual de Londrina). Um monitor de ressocialização foi preso e outros seis encaminhados para delegacia, além disso, nove armas, sendo pistolas de diversos modelos e calibres, foram encontradas no local.
Segundo a polícia, as armas pertenciam a funcionários de uma empresa terceirizada e não a agentes penitenciários. “A corregedoria da Polícia Penal acompanhou os trabalhos de revistas internas com o objetivo de fazer revistas nos armários e pertence dos servidores do estabelecimento penal. Nos armários dos monitores de ressocialização prisional, que são servidores contratados através de uma empresa privada de segurança, em contrato firmado com o governo do estado, foram localizadas nove armas de fogo. Ao conversar com os monitores, dois deles possuíam autorização expedida pela Polícia Federal de porte de arma e sete deles sem o porte de arma, apenas com o registro”, explicou Elcio Martins Basdão, coordenador regional do Depen Londrina.
Um monitor preso passou por audiência de custódia e foi liberado. Ele responderá o processo em liberdade, ao lado dos outros seis envolvidos.
Todos foram afastados de suas funções.