O montanhista londrinense Richards Moura, conhecido nacionalmente por vencer o reality show Largados e Pelados, participou das buscas pelo jovem Roberto Farias Thomaz, de 19 anos, que ficou desaparecido após realizar uma trilha no Pico Paraná, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.
Roberto foi encontrado vivo nesta segunda-feira (5) em uma área rural de Antonina, no litoral do Paraná, após desaparecer no dia 1º de janeiro, durante a descida da trilha do Pico Paraná, considerado o ponto mais alto do Sul do Brasil. Desde então, equipes do Corpo de Bombeiros e voluntários de várias cidades, incluindo Londrina, atuaram de forma intensa nas buscas.
Richards Moura chegou à região na sexta-feira à noite, por volta das 21h, e permaneceu na operação até às 18h do dia seguinte, enfrentando quase 24 horas ininterruptas de caminhada em área de mata e relevo difícil.
Em um depoimento emocionado, Richards relatou a experiência de participar da operação. “Eu saí de Londrina pra ir ajudar nas buscas. É 100% glória a Deus. Muitos voluntários ajudaram, grupos de resgate e o Corpo de Bombeiros fizeram um trabalho incrível”, afirmou.
O montanhista destacou que, com base em sua experiência em desafios de sobrevivência, acreditava que o jovem poderia ter descido por uma rota alternativa. “Eu passei pra família a minha intuição de que ele teria descido pela via de Cacatu saindo em Antonina. Eu falei: ele é capaz, ele vai sobreviver. Ele precisa de fé em Deus e água”, disse.
A operação de busca e resgate contou com o uso de drones com sensores térmicos, helicópteros e o apoio de voluntários especializados em montanhismo, reforçando a mobilização coletiva para localizar o jovem.