Todos os locais
Todos os locais
Cidade
Londrina e região

Moradores da Vila Marízia 2 recebem títulos de propriedade entregues pela Cohab

Serão entregues 42 títulos de propriedade às famílias que residem no local, após a área passar por regularização fundiária e receber obras de melhorias
30 dez 2024 às 16:56
Por: Assessoria de Imprensa
- Foto: Ubirajara Abucarub_SMPOT

Nesta segunda-feira (30), às 18h30, a Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD), entregará 42 títulos de propriedade às famílias que residem no Vila Marízia 2, na região central de Londrina. A área passou pela regularização fundiária, por meio da Cohab-L, e a entrega dos títulos ocorrerá em solenidade a ser realizada na sede da Cohab-LD, na Rua Pernambuco 1.002, Centro.


O presidente da Cohab-Ld, Edimilson Salles, conta que o NUIC Marízia 2 foi uma das primeiras ocupações irregulares de Londrina, à margem do Córrego Bom Retiro, na região central da cidade. “Na década de 1990, com o objetivo de reassentar essas famílias, foram construídas 68 Unidades Habitacionais (UH) pelo sistema denominado “mutirão”. A Cohab elaborou os projetos, forneceu assistência técnica gratuita para as construções, e conduziu o projeto em conjunto com a comunidade. A Prefeitura comprou e emprestou duas máquinas para a produção de tijolos, a partir de resíduos da construção civil triturados, e não houve regularização fundiária. Em 2019, a área foi enquadrada em Regularização fundiária de Interesse Social (Reurb-S), e iniciou-se a execução do Projeto de Regularização Fundiária (PRF), com a implantação da infraestrutura completa”, contextualizou.


As obras de regularização fundiária da Vila Marízia 2,  foram entregues em julho deste ano. As melhorias contemplaram a rede de água; esgoto; galerias de águas pluviais; construção de um muro de gabião para contenção da lateral do córrego Bom Retiro; asfalto; calçadas; iluminação pública; rede de energia; paisagismo no fundo de vale e sinalização horizontal e vertical. As obras estiveram a cargo da Costa Administradora e Incorporadora, contratada através de licitação, sendo que o investimento da Prefeitura foi de R$ 3.868.171,90.


Segundo Salles, a regularização fundiária trouxe melhorias na habitabilidade e outros benefícios aos moradores, como segurança jurídica, valorização financeira do imóvel, possibilidade de negociação imobiliária, acesso a crédito e, principalmente, na qualidade de vida dessas famílias. “Todos são beneficiados com a regularização fundiária pois, além dos benefícios individuais, a melhoria dessas áreas reflete diretamente na paisagem urbana e a integração no Núcleo na cidade de Londrina”, ressaltou.


- Foto: Emerson Dias/ NCom


O presidente da Cohab-LD enfatizou, ainda, que a regularização fundiária só foi possível em razão das mudanças ocorridas na legislação, principalmente a Lei Federal nº 13.465/2017. “Em Londrina, a Lei Municipal nº 13.215/2021 recepcionou a Lei Federal e regulamentou a REURB-S. A criação da Comissão Integrada de Regularização Fundiária (CIRF), vinculada à Cohab-LD, e com a participação de várias secretarias, trouxe agilidade na análise e aprovação dos projetos, beneficiando a comunidade”, disse.

Outras notícias

Primeiro homicídio de 2025 é registrado em Cascavel, no bairro Tarumã

Flagra: motoristas rampam em quebra-molas instalado no meio da PR-445

Incêndio destrói pastelaria no Centro de Ibiporã; veja imagens do local


A Regularização Fundiária da Vila Marísia 2 rendeu à Cohab-LD, em 2024, uma premiação a Nível Nacional, na categoria de Regularização Fundiária e Edilícia. O objetivo do prêmio é incentivar e divulgar as experiências bem-sucedidas de órgãos públicos municipais e estaduais na área de habitação de interesse social. O prêmio foi entregue no 71º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, realizado em Curitiba/PR, pela Associação Brasileira das Cohabs (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU) e outras parcerias do segmento habitacional.


Selo Amigo da Habitação Social em Londrina –  No mesmo evento, ocorrerá a entrega do Selo Amigo da Habitação Social em Londrina a pessoas físicas e jurídicas que doaram materiais de construção ou serviços que contribuíram objetivamente com a edificação de moradias para famílias de baixa renda, contempladas nos Programas de Lotes Urbanizados e Regularização Fundiária.


O projeto tem como objetivo estimular e reconhecer a prática da solidariedade para com as famílias em situação de vulnerabilidade que são atendidas por meio do Programa de Lotes Urbanizados e Regularização Fundiária.


Os selos serão entregues para o Centro Esperança Por Amor Social (Cepas), instituição privada, sem fins lucrativo, que tem sido parceira da Cohab-LD em várias ações da Companhia por meio de trabalho social com famílias para garantir a inclusão de Programas Habitacionais; a um engenheiro que doou projetos para famílias de baixa renda (preferiu o anonimato); e aos engenheiros Adriano Shoiti Okuno e Ariel Amaro dos Santos, da  BlocoFlex, startup do Construhub, os quais doaram uma casa para uma família residente em uma área em processo de regularização.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Deslizamento de terra interdita calçada e assusta moradores na zona sul de Londrina

Cidade
Imagem de destaque

Vereadores escolhem Mesa Diretora e novo presidente da Câmara de Mandaguari

Cidade

Polícia Federal realiza extradição de homicida foragido do Rio de Janeiro preso no Paraguai

Cidade

Atenção: este é o último final de semana para curtir o Natal no Gramadão da Vila A em Foz do Iguaçu

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

‘Muito ciumento’ diz mãe de jovem encontrada morta com o rosto desfigurado

Brasil e mundo
Brasil

Jovem baleado por pisar em pé de traficante em baile funk tem morte cerebral

Cidade
Londrina e região

Abre e fecha: veja o que volta e não volta a atender nesta quinta-feira em Londrina

Cidade
Londrina e região

Tiago Amaral anuncia primeiras medidas na área da Saúde, Assistência Social e Economia

Cidade
Londrina e região

Motociclista tem o corpo partido ao meio após grave acidente na PR-090, em Jataizinho

Podcasts

INOVAÇÃO

Podcast - FILL - EP01 - Andrea Prado, Fagner Neto e Luciana Vinci 05-12-24

FIIL
Imagem de destaque

Tarobá transmite podcast ao vivo durante Festival Internacional de Inovação de Londrina

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.