Cidade

Moradores de Mauá da Serra vão às ruas contra instalação de praça de pedágio na BR-376

18 fev 2026 às 14:58

Moradores e autoridades de Mauá da Serra realizaram uma manifestação na praça central da cidade, nesta quarta-feira (18), contra a instalação de uma praça de pedágio na BR-376. O ato foi transferido da rodovia para a área urbana após a concessionária responsável pelo trecho acionar a Justiça contra o prefeito Givanildo Lopes (União).


A principal crítica da administração municipal e da comunidade é o possível isolamento de bairros, como a Serra do Cadeado, que ficariam separados do centro pela estrutura de cobrança. Segundo o prefeito, o pedágio compromete o direito de ir e vir dos moradores, que teriam de pagar tarifa para acessar serviços básicos, como postos de saúde, farmácias e mercados.


O presidente da Câmara Municipal, Luciano Roberto Pinto (PP), afirmou que a localização da praça de cobrança prejudica a economia local e o cotidiano da população, afetando trabalhadores e o acesso a serviços públicos. A prefeitura estuda a viabilidade jurídica e financeira de isentar veículos com placas do município, mas ressalta que a medida não pode comprometer os orçamentos da saúde e da educação.


Uma comitiva de lideranças deve viajar a Curitiba na próxima semana para entregar um abaixo-assinado a deputados estaduais. O objetivo é buscar a intervenção do Governo do Estado e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nas negociações com a concessionária.