Moradores da Vila Rural, em Ibiporã, realizaram um protesto na tarde desta sexta-feira (14) para cobrar providências da Copel (Companhia Paranaense de Energia) devido à constante falta de energia elétrica na região.
Segundo os residentes, a comunidade está sem luz desde a última terça-feira (11), problema que se soma ao apagão que durou todo o fim de semana anterior, causado pelos fortes ventos. A dona de casa Vanessa Silva lamenta as constantes quedas de energia.
Os moradores relatam que a infraestrutura elétrica da Vila Rural está defasada. De acordo com eles, qualquer sinal de chuva ou vento provoca a queda de energia, pois a rede estaria sobrecarregada pelo aumento no número de famílias. O aposentado Elias Barbosa criticou a situação da rede elétrica.
Além do transtorno, a situação gera prejuízos. A dona de casa Conceição dos Santos conta que perdeu alimentos e sofre com a falta de água dentro de casa devido à interrupção do bombeamento causado pela falta de luz.
Críticas à Prefeitura: "Pagamos IPTU e não vemos melhorias"
Os problemas estruturais da Vila Rural vão além da rede elétrica. Os moradores afirmam que a região já não é mais característica de zona rural, mas não recebe o devido investimento da prefeitura.
A dona Conceição dos Santos ressalta que paga o IPTU em dia, mas não vê o retorno do tributo em melhorias básicas para a comunidade.
O morador Ivan Lucas cobra soluções prometidas há anos, como a instalação de asfalto e rede de esgoto, que nunca foram concretizadas. A falta de pavimentação, segundo o aposentado Elias Batista, impede que os ônibus entrem na vila, dificultando ainda mais o dia a dia dos moradores.