O Jardim Roma, na zona norte de Londrina, enfrenta um problema crescente que tem tirado a paz dos moradores: a quantidade grande de pipas e a baderna que as acompanha. Armações de varetas, rabiolas e, principalmente, muita linha estão espalhadas por todos os lados. Elas ficam enroscadas na rede elétrica, em cercas elétricas, nos telhados das casas e pelas ruas, como um cenário caótico. Os moradores estão exaustos com a situação.
Câmeras de segurança mostram a ousadia de quem tenta recuperar as pipas: em uma gravação, um homem levanta uma criança para tentar retirar um brinquedo emaranhado em uma concertina cheia de navalhas no muro de uma casa. Em outro momento, meninos provocam cachorros para pegar uma pipa que caiu em um quintal. Há também registros de pessoas usando pedaços de bambu para remover pipas enleadas em cercas elétricas. Lincoln afirma que os quintais chegam a ser invadidos para o resgate dos brinquedos.
Terreno abandonado vira foco de problemas
Um terreno na esquina da Avenida Roberto Siqueira de Toledo e a Rua Domingos Julião se tornou um ponto de encontro não só para soltar pipas, mas também para ouvir som alto e fazer baderna. Há restos de pipas e muito lixo espalhado por todo o gramado, o que agrava a situação de desordem no bairro.
A situação vem piorando há aproximadamente um ano, e, segundo Lincoln, muitos moradores estariam se mudando do Jardim Roma por causa desse problema. Ele conta que a comunidade tem acionado constantemente a Guarda Municipal e a Polícia Militar na tentativa de conter a situação.