Na última semana, a equipe de reportagem da Tarobá mostrou o problema do mato alto e da falta de calçadas no Bairro Morumbi. Agora, os moradores relatam outro desafio: o descarte irregular de lixo.
Um morador registrou imagens de carros parando e até entrando em uma estrada para despejar resíduos no local. Em alguns casos, além do lixo abandonado, houve até queimadas, o que piora ainda mais a situação.
Esse tipo de atitude prejudica toda a população. O lixo acumulado traz riscos ao meio ambiente e também à saúde, além de deixar o bairro com aspecto de abandono.
A orientação é que o descarte seja feito de forma correta. Quem presenciar esse tipo de situação pode denunciar pelo telefone 156.
O problema não acontece só no Morumbi. Na Rua Césario Basaki, no Bairro Maria Luiza, há uma área de mata com um córrego onde muitas pessoas jogam resíduos e até restos de móveis.
Seu João, morador da região há 13 anos, decidiu agir para mudar essa realidade. Ele mesmo realiza a limpeza do espaço e colocou uma placa escrita à mão pedindo que não joguem lixo no local. Mesmo assim, o pedido muitas vezes é ignorado.
Com esforço, ele já retirou cerca de 100 sacos de lixo da área. O espaço, que antes era um depósito de resíduos, hoje se transformou em um bosque, procurado até para ensaios fotográficos.
Para ele, se cada morador fizer a sua parte, é possível manter a cidade mais limpa e agradável para todos.