Faleceu no último sábado (13), em Curitiba, Luiz Teixeira, um dos líderes da Igreja Congregação Cristã no Brasil (CCB) no Oeste do Paraná e em Cascavel. Ele passou mal e precisou realizar uma cirurgia de emergência no intestino, mas não resistiu ao procedimento.
Luiz Teixeira nasceu em 1939, na cidade de Ipuã, interior de São Paulo, e chegou a Cascavel em 1957, onde se estabeleceu como cabeleireiro e barbeiro. Já em 1958, ele foi um dos fundadores da Congregação Cristã no Brasil em Cascavel, ao lado de António Valério e outros pioneiros da fé.
No início, com poucos membros, mas muita força, fé e vontade de ajudar, a comunidade passou a atuar ativamente em causas sociais, especialmente em prol dos mais necessitados. Como o município ainda era pequeno e os serviços públicos eram precários, principalmente na área da saúde, Luiz Teixeira costumava hospedar em sua própria casa os doentes que vinham em busca de atendimento médico em Cascavel. Sua solidariedade e espírito comunitário marcaram profundamente a história da cidade.
Em 2022, Luiz Teixeira foi homenageado como Cidadão Honorário de Cascavel, por meio de uma proposição do vereador Pedro Sampaio (PSC), em reconhecimento à sua contribuição religiosa e social à cidade.
Luiz Teixeira era casado com Aparecida Valério Martins e deixa oito filhos: Luiz Carlos, Angelina, Josiane, Jackson, Adriano, Gelson, Elizabety e Jefte, além de ser avô de 18 netos.
O velório será realizado no salão do Clube Comercial de Cascavel.