Cidade

Morre Sheik Ahmad Mahairi, líder islâmico e cidadão honorário de Londrina

17 jan 2026 às 11:42

Morreu neste sábado (17), aos 84 anos, o Sheik Ahmad Saleh Mahairi, reconhecido líder religioso, cidadão honorário de Londrina e referência para a comunidade islâmica no Brasil. O velório ocorre hoje, a partir das 10h30, na Mesquita Rei Faiçal, localizada na Rua São Marcos, 125, Vila Siam, em Londrina. O sepultamento será realizado em horário e local ainda não divulgados.


Nascido em Damasco, Síria, em 7 de fevereiro de 1941, Sheik Mahairi passou por experiências acadêmicas e missionárias na Arábia Saudita e na República da Serra Leoa antes de chegar a Londrina em 1973, como representante religioso do governo saudita no Brasil.


Sua principal missão foi a fundação da Mesquita Rei Faiçal, inaugurada oficialmente em 1975 e a segunda mesquita do país. Em 1978, publicou “O Caminho para o Islamismo”, a primeira obra em português voltada a explicar a religião islâmica para falantes da língua portuguesa.


Ao longo de mais de quatro décadas em Londrina, Sheik Mahairi atuou como supervisor para assuntos islâmicos no Brasil, idealizou o Cemitério Islâmico da cidade, lecionou língua árabe na Universidade Estadual de Londrina (UEL) por mais de 18 anos e publicou 13 livros, entre obras religiosas e gramática árabe.


Além de sua atuação religiosa e acadêmica, o Sheik manteve fortes laços com a Igreja Católica, participando de eventos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).