A morte do estudante paranaense Victor Gabriel Camargo, de 16 anos, durante um intercâmbio no Canadá, causou comoção entre familiares, amigos e colegas do programa “Ganhando o Mundo”, do Governo do Paraná. Victor fazia parte de um grupo de alunos da rede estadual que embarcou em janeiro deste ano com o sonho de estudar fora do país.
A notícia da morte de Victor, que era morador de Jesuítas, no interior do Paraná, abalou quem embarcou com ele e também quem o acompanhava à distância. A estudante Evylin, que saiu de Cascavel com o mesmo grupo, contou que, mesmo estando em cidades diferentes no Canadá, manteve contato frequente com o colega e lamentou profundamente a perda.
O clima é de luto tanto no Canadá quanto no Brasil. Em Jesuítas, o silêncio e a tristeza marcaram a visita da equipe de reportagem da Tarobá, que encontrou a comunidade abalada com a tragédia. Victor era descrito como um jovem sonhador, com grandes planos para o futuro.
A Secretaria de Estado da Educação está prestando apoio integral à família. O Governo do Paraná articulou com a Polícia Federal a emissão emergencial de passaportes para os pais de Victor, caso optem por acompanhar o processo diretamente no Canadá. Um representante da pasta foi enviado ao país para cuidar dos trâmites do traslado do corpo.
O intercâmbio, que está na reta final, deve ser encerrado com homenagens ao estudante. Segundo colegas, a melhor forma de honrar a memória de Victor é seguir o que ele mais queria: viver a experiência ao máximo.