Um grave acidente foi registrado no final da tarde desta sexta-feira (30), na região central de Cascavel, no cruzamento entre a Rua Souza Naves e a Rua Vitória. Imagens de uma câmera de segurança mostram uma caminhonete vermelha avançando a preferencial e atingindo violentamente uma motociclista que pilotava uma Honda Biz. A jovem de 27 anos, identificada como Franciele Alves, morreu no local. Seu pai, ao saber do ocorrido, passou mal e precisou ser atendido pelas equipes médicas.
Moradores da região, como Evandro Predebom, relataram preocupação com a segurança no local. Ele contou que se mudou para a área há cerca de 10 anos e, após pedidos da comunidade, foram instaladas tartarugas na via. No entanto, ele considera a sinalização atual insuficiente. Já a comerciante Soge Li afirmou que a Rua Souza Naves é especialmente perigosa nos horários de pico e acredita que a instalação de um semáforo poderia evitar acidentes graves.
Marco Antônio, motorista que trafega frequentemente pela região, destacou que o fluxo de veículos é intenso e defendeu a importância da conscientização no trânsito. Ele ressaltou que campanhas como o Maio Amarelo devem evidenciar não só os impactos emocionais dos acidentes fatais sobre as famílias, mas também as consequências legais para quem causa mortes no trânsito. Assim como outros moradores, ele acredita que a instalação de um semáforo no cruzamento pode ajudar a evitar novas tragédias.
A Transitar informou, em nota, que lamenta profundamente o acidente que ceifou a vida da motociclista. Em relação à sinalização do local, a autarquia informou que irá avaliar a necessidade de melhorias, bem como a viabilidade da instalação de um semáforo.
No entanto, ressaltou que o equipamento semafórico é um regulador de tráfego e não tem, por si só, a capacidade de evitar acidentes como o ocorrido. Segundo a Transitar, as estatísticas demonstram que a presença de semáforos não necessariamente reduz ou impede a ocorrência de acidentes.
A equipe da Tarobá esteve no local do acidente e verificou que a sinalização de "Pare" no trecho da Rua Souza Naves com a Rua Vitória está clara, com pintura no asfalto e placas visíveis. Além disso, as imagens das câmeras de segurança mostram que o motorista da caminhonete avançou a sinalização sem qualquer tipo de redução de velocidade.