Cidade

Motorista de caminhão fica ferido em acidente com trem em Rolândia

06 jun 2025 às 10:25

Um condutor de caminhão ficou ferido em um acidente com trem no cruzamento da Rua Esmeralda, na Vila Oliveira, em Rolândia, na manhã desta sexta-feira (06). 


O caminhão transportava açúcar e o tanque de combustível chegou a ser arrancado com o impacto; o veículo chegou a ser arrastado por cercas de 25 metros. 


O motorista sofreu ferimentos leves e foi encaminhado ao Hospital São Rafael, segundo o Corpo de Bombeiros. Os socorristas conversaram com a vítima para tentar entender o que teria causado o acidente.


Apesar da neblina no momento da colisão, não há obstáculos que impeçam os condutores de visualizar a linha férrea e a aproximação de um trem, segundo os bombeiros.


Esse foi o segundo acidente envolvendo trens na região durante esta semana; na última quarta-feira (04), um Fiat Uno foi atingido por uma composição férrea e o motorista também ficou ferido. 


O Corpo de Bombeiros reforça o alerta aos motoristas sobre os cuidados em passagens de linha férrea. É fundamental verificar se há trens se aproximando, ouvir e prestar atenção nos sinais luminosos; além disso, o uso do celular ao volante é proibido.     




Empresa emite nota 



A Rumo Logística, responsável pelo transporte rodoviário da região emitiu uma nota. Confira na íntegra: 


"O acidente aconteceu após o motorista tentar cruzar a ferrovia quando o trem se aproximava, desrespeitando a sinalização do local e não adotando os procedimentos de segurança: “pare, olhe e escute”. O maquinista acionou a buzina e os freios de emergência, mas não foi possível parar a tempo devido ao peso e tamanho da composição.


O Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma (SIATE) foi chamado ao local para prestar atendimento ao motorista da carreta. Equipes da concessionária já retiraram a composição e o tráfego ferroviário e urbano será restabelecido após a retirada do veículo. A empresa informa que não houve derramamento de carga da empresa, e equipes do Corpo de Bombeiros, após inspeção no local, confirmaram a ausência de risco de incêndio ou explosão.


De acordo com as leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a preferência é sempre do trem, e é considerada infração gravíssima atravessar uma Passagem em Nível sem parar previamente (Art. 212). As passagens em nível (cruzamentos entre rodovia e ferrovia) contam com sinalização vertical (placas de trânsito - pare, olhe e escute) e horizontal (pinturas no asfalto)."