Uma ação da Polícia Militar do Paraná resultou, na tarde desta quinta-feira (3), na prisão de um homem acusado de envolvimento em um esquema de transporte fraudulento de carga na Rodovia Dr. Jacídio Correia, em Cambé. A ação teve início por volta das 17h25, após denúncias sobre uma carreta com sinais identificadores adulterados e transportando uma carga desviada.
Equipes da 11ª Companhia Independente de Polícia Militar (11ª CIPM), com apoio da CPU e outras viaturas RPA, iniciaram as diligências após serem procuradas por um funcionário da empresa proprietária da carga. O colaborador relatou ter seguido o veículo suspeito, mas, por segurança, perdeu o caminhão de vista e acionou a polícia.
As buscas se intensificaram e, cerca de uma hora depois, os policiais localizaram o caminhão estacionado em uma borracharia às margens da rodovia. O motorista ainda estava no local e tentou se passar por outra pessoa, apresentando documentos falsificados, como CNH, CRLV e guias de transporte em nome de um prestador de serviços conhecido no setor logístico.
Segundo o relato do suspeito, ele apenas seguia ordens repassadas por um indivíduo via aplicativo de mensagens e alegou não saber a origem nem o destino da carga de soja. No entanto, representantes da transportadora afirmaram que a contratação do transporte ocorreu em nome do profissional cuja identidade foi falsificada, o que ajudou a encobrir o golpe inicialmente.
As investigações preliminares indicaram a prática dos crimes de falsidade ideológica, uso de documentos falsos, estelionato, furto qualificado e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. A verificação da carreta revelou também que as placas eram clonadas, confirmando a tentativa de burlar o rastreamento da carga.
A carga de soja, avaliada em aproximadamente R$ 70 mil, foi recuperada no local. O suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado à delegacia de plantão. Devido a problemas mecânicos na carreta, foi necessário acionar um guincho particular para fazer o transporte do veículo.