Cidade

Motoristas de aplicativos fazem carreata em manifestação contra projeto de lei

26 mar 2024 às 10:17

Na manhã desta terça-feira (26), motoristas de aplicativos de Londrina promoveram uma carreata para se manifestar contra o PL (Projeto de Lei) 12/2024,  que fala da regulamentação da categoria. 


De acordo com os trabalhadores, o projeto não representa benefício por conta dos encargos. A categoria alega que o lucro seria afetado e o trabalho não poderá mais ser oferecido. 


O protesto contou com cerca de 100 veículos e a concentração aconteceu no Zerão, região central de Londrina. Os carros foram até a sede da Prefeitura de Londrina, na Avenida Duque de Caxias, acompanhados pela Polícia Militar. 


A mobilização acontece em todo o Brasil para chamar a atenção para as preocupações dos motoristas em relação à regulamentação. 


O PL cria a figura do “trabalhador autônomo por plataforma”, não prevê vínculo empregatício entre motorista e empresas, estipula um valor mínimo para remuneração por hora de corrida, inclui os motoristas obrigatoriamente de contribuição para a Previdência Social e determina a negociação via acordos coletivos

 

A principal crítica dos trabalhadores da categoria é que o PL estabelece o valor mínimo de R$ 32,09 por hora trabalhada. Os motoristas falam que se o projeto for aprovado, planejam sair da plataforma.