76 motoristas vão participar do treinamento. Ensino teórico e prático para aprender a conduzir e cuidar da nova ferramenta de trabalho. Célio é motorista de ônibus há 35 anos e sentiu algumas diferenças.
Os ônibus têm autonomia para rodar 250km. No treinamento esta sendo criado um padrão de condução aos motoristas para que eles consigam rodar o dia todo sem precisar recarregar a bateria.
Cem por cento elétricos, os veículos não produzem gas poluente. São adaptados com ar condicionado, tvs de led, internet wifi e câmeras de monitoramento. Nas portas, um dos equipamentos vai contar, em tempo real, a quantidade de passageiros.
A estimativa é de que os quinze ônibus elétricos entrem em circulação entre o fim de abril e início de maio. Eles serão recarregados em eletroterminais espalhados pela cidade. No aterro sanitário esta sendo construida uma usina fotovoltaica que ira produzir energia para a recarga. O prefeito Leonaldo Paranhos falou da intenção de ter toda a frota do transporte coletivo com veículos elétricos.
Durante o passeio demonstrativo, a primeira parada em um dos terminais. Olhares curiosos de passageiros que gostaram da novidade.