O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) propôs uma mudança no plano diretor. Segundo alteração, todos bares, dispostos em áreas residenciais, funcionarão apenas até às 18h. Os empresários dos bares da Rua Paranaguá estão preocupados com as mudanças deste planejamento.
De acordo com os moradores da região, a convivência tem sido pacífica, ultimamente, na Rua Paranaguá, mesmo já tendo passado por períodos turbulentos.
Por causa do barulho, moradores se mobilizaram contra os bares.
A Polícia Militar (PM) e a Guarda Municipal (GM) intensificaram as operações e as fiscalizações no local.
A rua, que tem mais de 30 bares, possui um setor organizado na associação “Rua Paranaguá Unida”. Em busca de uma relação amigável com a vizinhança, uma das medidas tomadas foi a limitação de horários.
A preocupação dos empresários da Paranaguá é com o futuro da atividade na região. Entre as propostas enviadas pelo IPPUL ao novo plano diretor, em zonas residenciais, não poderia haver fila nas ruas e nem aglomeração nas calçadas. Ainda, todos os estabelecimentos, incluindo bares e lanchonetes, teriam que fechar às 18h.
Para a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), as mudanças vão prejudicar os estabelecimentos não só da Paranaguá, mas de boa parte da cidade e também vão afetar outros setores.
A prefeitura informou que não irá se manifestar sobre as mudanças no código de posturas prevista no plano diretor. As leis ainda estão sendo discutidas e analisadas.