Cidade

Mulher com útero exposto lamenta demora de cirurgia; médica explica condição

28 mar 2024 às 20:02

Desde 2021 a lavadeira Aparecida da Silva Freitas sofre com prolapso uterino, doença que gera incômodo, dores fortes e que a incapacita para o trabalho. A condição causa a descida do útero para o canal vaginal. A mulher faz tratamento pelo Hospital de Clínicas do HU (Hospital Universitário) e espera há cerca de um ano pela cirurgia de retirada do útero.

 

A médica ginecologista Nelly Nabut, conversou com uma equipe do Grupo Tarobá e explica o que é o prolapso do útero. “Como a bexiga está colada no útero, ela acaba caindo também. Então, o assoalho pélvico sustenta esses órgãos, quando ele está enfraquecido, os órgãos vão cair”.

 

A cirurgia é de extrema urgência, já que o prolapso faz com que ela sinta dores constantes. A situação tem afetado também o estado psicológico da lavadeira. “Trabalho com dor. Pego atestado quando não consigo trabalhar. Tem dia que eu acho que não vou aguentar”, lamenta Aparecida.

 

Em nota, o Hospital Universitário informou que a mulher passou por consulta no dia 13 de março e está agendando um estudo urodinâmico para o dia 30 de abril. Somente depois desse exame, a equipe que realiza a cirurgia deve examinar a situação.