Cidade

Mulher faz sinal de socorro e é salva pela GCM e Trânsito em Apucarana

09 out 2025 às 07:21

Uma ocorrência de possível sequestro mobilizou agentes de trânsito e a Guarda Civil Municipal (GCM) de Apucarana na tarde de terça-feira (7), após uma mulher fazer o sinal de socorro nas ruas da cidade.

Segundo a diretora GCM Prado, uma pedestre percebeu o gesto e acionou os agentes por volta das 16h30.


O carro suspeito foi localizado em frente a uma padaria após acompanhamento conjunto entre as centrais de trânsito e da guarda.


Durante a abordagem, o motorista cooperou e nada ilícito foi encontrado, mas ambos foram encaminhados à delegacia devido à gravidade da denúncia. A mulher afirmou que tentava encerrar o relacionamento e decidiu representar contra o homem. O caso segue na 17ª Subdivisão Policial de Apucarana (17ª SDP).


Sinal por ajuda


O sinal de socorro para mulheres vítimas de violência é um gesto simples: abrir a mão, dobrar o polegar e fechar os outros dedos sobre ele, formando um punho com o polegar escondido. Este é um pedido silencioso de ajuda que pode ser feito em situações de risco sem que o agressor perceba.



Esse sinal silencioso é feito com a mão e trata-se de uma linguagem internacional de pedido de ajuda em caso de violência contra a mulher.


Caso você seja a vítima é um pedido de ajuda e caso você identifique alguém fazendo o sinal, busque ajuda.

O gesto é simples e deve ser feito em 3 etapas:


  • Primeiro, levante a mão com a palma voltada para fora, apontando para a pessoa para a qual você está pedindo ajuda.
  • Em seguida, dobre o polegar, encostando-o na palma da mão.
  • Depois, feche os outros dedos sobre o polegar, como se estivesse escondendo-o.