Cidade

Museu Histórico de Londrina será fechado para reformas a partir de segunda-feira

07 set 2024 às 09:29

O Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, será fechado nesta segunda-feira (9) para reforma. A estrutura abriga mais de 1,3 milhões de itens, entre livros, revistas, jornais, obras de arte, fotográficas, microfilmes, mapas, entre outros materiais que representam a memória da cidade. Este será o último fim de semana aberto antes das obras.

 

Toda a estrutura elétrica será reformada e a previsão é de que as obras durem pelo menos um ano. De acordo com a diretora do museu, Edmeia Ribeiro, a reestruturação é uma demanda antiga, já que o prédio e a infraestrutura são da década de 1950 e há risco de incêndio.

 

A diretora explica que com a mudança será possível melhorar a climatização dos ambientes, o que é benéfico para o acervo e para os equipamentos utilizados pelo museu, como computadores e digitalizadores de documentos e imagens.

 

Apenas em 2022 pessoas de 31 países visitaram o museu, sendo que de cada país vieram visitantes de diversas cidades. Do Reino Unido, por exemplo, foram quatro cidades diferentes.

 

O Museu Histórico iniciou suas atividades em 1970, nos porões do Colégio Estadual Hugo Simas, por iniciativa de professores e estudantes do Curso de História. Em 1974 passou a ser Órgão Suplementar da UEL (Universidade Estadual de Londrina).

 

Para melhor comunicação do acervo, em 1986 passou a ocupar o prédio da antiga Estação Ferroviária de Londrina, com uma área total de 11.973m² e 2.670m² de construção.

 

Em 1996 iniciou a execução do projeto de revitalização Memória Viva e em dezembro de 2000 foi reaberto ao público com espaços adequados para exposições e melhor conservação de suas coleções.

 

O Museu Histórico de Londrina desenvolve ações para salvaguarda do patrimônio histórico na cidade e região. Seus objetivos e finalidades são voltados prioritariamente para:


I - subsidiar as atividades acadêmicas na UEL integrando ensino, pesquisa e extensão em História e áreas afins;


II – servir como campo de estágio para estudantes de graduação da UEL e instituições conveniadas;


III - constituir-se em espaço dinâmico para os movimentos e ações culturais e educativas da cidade e região promovendo a reflexão crítica sobre a experiência histórica por meio de atividades diversas e obedecendo ao Regimento Geral da Universidade Estadual de Londrina.