Cidade

Músico João Vidotti lança álbum autoral na AML Cultural

23 jul 2024 às 11:18

Groove na Brasa é o nome do mais novo trabalho que o músico londrinense João Vidotti vai lançar nos palcos da AML Cultural, no dia 1° de agosto. Os ingressos para o show já estão sendo vendidos pela plataforma Sympla. Irão dividir o palco com ele o baterista Leo Cacione, o baixista Celso Rodolph, o guitarrista Diogo Burka, o tecladista Fábio Caetano e o percussionista André Coudeiro.


Vocalista e compositor da banda Primos da Cida, João Vidotti é um dos fundadores da banda londrinense formada em 1997. “Ali eu comecei a minha carreira como compositor e cantor. O ano de 1997 é o marco e depois me formei na Faculdade de Música da Universidade Estadual de Londrina”, recorda.


Desde então, ele realiza shows com os parceiros do Primos da Cida, com quem já lançou sete álbuns de músicas inéditas. “E já tenho, também, um trabalho solo lançado em 2004.”


O disco Groove na Brasa é seu segundo trabalho solo de músicas inéditas. “Ao longo da minha carreira, eu realizei mais de mil shows, participei de vários festivais. Com o Primos da Cida, dividi o palco com grandes artistas do cenário do rock brasileiro”, comemora Vidotti.


Ele explica que o projeto Groove na Brasa começou a ser gravado em 2012. “Estava praticamente engavetado, mas estou recuperando o projeto agora e finalizando para o lançamento no dia 1° de agosto. Tem várias participações de músicos londrinenses, que construíram esse trabalho e as músicas comigo.”


O trabalho tem dez músicas autorais e foi produzido no Plugue Estúdio, do produtor musical Julio Anizelli. “O Julio é um produtor muito detalhista e chegou numa sonoridade incrível no álbum. Ele é um grande parceiro e se debruçou nesse trabalho também, não mediu esforços para chegar na sonoridade que a gente queria, no som que ele tinha em mente, então eu devo muito ao Júlio”, declara Vidotti.


‘Groove na Brasa’ entrega a nova MPB

“É uma nova linha de músicas, com um conceito que passeia por vários ritmos de música brasileira, mas com pitadas de música eletrônica. O Groove na Brasa é um disco de música pop, que dá para classificar como nova MPB, que eu acho muito interessante”, define o músico. 


“É um disco bem para cima. As músicas têm um alto astral e algumas são até mais dançantes. Ele soa bem no churrasco da família, na boate, no teatro. Eu acho que o show vai conter bastante dessa energia”, convida Vidotti.


Ele conta que o disco será lançado nas plataformas digitais, a princípio no YouTube, e também ficará disponível para download nas redes sociais do cantor e compositor. “Esse vai ser o start, depois ele vai para o restante das plataformas digitais de streaming.”


“Eu acho interessante porque normalmente as pessoas ouvem pelo YouTube, na televisão de casa. Como é um disco que tem uma sonoridade densa, eu não queria que as pessoas ouvissem pelo celular, sabe?”, comenta Vidotti, que irá disponibilizar o disco inteiro na plataforma de vídeos, com as letras, para todo mundo cantar junto.


“Hoje em dia há uma tendência de os artistas lançarem singles, uma música por vez, e eu ainda busco um conceito de álbum, que tem uma característica única entre todas as músicas. Eu acho interessante ouvir o trabalho como um álbum, ele ganha um significado”, justifica João Vidotti.