A prefeitura de Cascavel publicou mais edital de chamamento de servidores da educação. Uma das áreas com maior defasagem de funcionários conta com muitas desistências das vagas, principalmente na função de agente de apoio.
O chamamento é referente ao concurso de 2022. São 126 vagas no total nos seguintes cargos: agente de apoio, professor, professor de educação infantil, instrutor de informática e secretário escolar. Por se tratar de ano eleitoral, não são contratações para vagas novas, mas sim, apenas reposições.
Para o ano que vem, ainda não há um planejamento definido. Assim como em outros chamamentos, desperta a atenção o número de eliminados entre os agentes de apoio que são as pessoas que nem comparecem às demais etapas do concurso: 24, praticamente a metade dos convocados. Além disso, também há os inaptos temporários, que são aqueles que ainda precisam apresentar exames complementares para se tornarem aptos ou não. 10 estão nessas condições no edital, sobrando efetivamente, por enquanto, 12 para tomar posse no dia 18 de novembro.
O salário para os agentes de apoio é de 2350,00 para uma carga horária de 40 horas semanais. A função é auxiliar nos cuidados da criança nos cmeis. Para o sindicato, a falta de interesse e grande rotatividade são geradas pela falta de treinamento na função, ausência de melhor remuneração e também desvios de função que já foram denunciados ao Siprovel.
Com esse último chamamento, todos os aprovados para o cargo de agente de apoio no último concurso foram chamados e agora um novo processo está em andamento.
Para o Sindicato, os chamamentos não suprem a demanda, já que a defasagem segundo a entidade é de 390 profissionais na educação.