Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Nova base da Marinha em Londrina é instalada em local de antiga sede da Defesa Civil

Imóvel que fica às margens do Lago Igapó 1 e era utilizado pela Defesa Civil, deve ser inaugurado até o início de abril
18 mar 2025 às 18:44
Por: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Londrina oficializou a cessão do imóvel em que será instalada a nova base da Marinha do Brasil no município, que ficará no prédio onde funcionava a sede da Defesa Civil, na Rua da Canoagem, s/n, às margens do Lago Igapó 1. Para formalizar o acordo, o prefeito Tiago Amaral assinou na última sexta-feira (14) um Termo de Cessão de Uso de Bem Imóvel, celebrando a parceria entre o Município de Londrina e a União Federal, por meio da Delegacia Fluvial de Guaíra.


As tratativas para viabilizar a transferência do imóvel foram finalizadas em uma reunião recente envolvendo o prefeito Tiago Amaral e sua equipe, juntamente com a Delegacia Fluvial de Guaíra, sob comando do capitão de corveta Renato Reis.


Conforme o comandante Reis, é importante que a força naval esteja presente na cidade para poder prestar de forma ainda mais eficiente os seus serviços na região. “A Marinha realiza diversos serviços cartoriais, incluindo o registro de embarcações, a habilitação de amadores e a emissão de documentos. Além disso, temos jurisdição sobre a segurança da navegação e a prevenção da poluição hídrica na região de Londrina. Essa base avançada vai beneficiar tanto a cidade quanto vários outros municípios da região por onde passam rios importantes, como Primeiro de Maio, por exemplo”, disse.


Reis acrescentou que o novo posto avançado, sob comando da Capitania Fluvial do Rio Paraná e Delegacia Fluvial de Guaíra, terá entre quatro e seis militares em atividade, além de contar com uma embarcação para fiscalizações. A Marinha também pretende oferecer cursos relacionados a assuntos náuticos para a população.


Segundo a Secretaria Municipal de Gestão Pública, que cuidou dos trâmites técnicos referentes à nova base da Marinha em Londrina, tendo feito vistoria e preparado o contrato da cessão de uso, a inauguração do espaço deve ocorrer entre o fim de março e o começo de abril. Como cessionária, a Marinha fica responsável por fazer as reformas e adequações necessárias para poder operar na base, trabalho este que vem sendo realizado desde 6 de março. A cessão do local, conforme o termo assinado, será por tempo indeterminado.

Outras notícias

Londrina entra para o Guinness Book com o título de Maior Papai Noel do Mundo

Paraná usa tornozeleira eletrônica para proteger mulheres com medida protetiva

Rio Bonito do Iguaçu Inicia um lento recomeço em busca de reconstrução


A parte superior do imóvel, onde já existe uma entrada para o público, continuará sendo o acesso principal. Já no andar de baixo ficarão os dormitórios dos militares, a cozinha, os banheiros e outros espaços. Também na área inferior, às margens do Igapó 1, ficarão estacionados os veículos aquáticos da Marinha. O imóvel foi entregue após inspeção realizada pela Prefeitura no dia 24 de fevereiro.


Dentre as várias atribuições da Marinha estão fiscalizações, segurança da navegação, registros e emissão de documentos para pessoas que querem pilotar embarcações como barcos, jet skis e outros. A nova base em Londrina facilitará a obtenção de documentações dessa natureza, evitando deslocamentos para cidades distantes da região norte do Paraná.


A área de jurisdição da Delegacia Fluvial de Guaíra abrange 166 municípios do Norte e Oeste do estado. As principais malhas hídricas compreendidas são os rios Paraná, Tibagi, Ivaí e Piquiri, além do Lago Igapó, em Londrina.


Um ramal que poderá ser explorado pelo Município de Londrina, aproveitando a presença deste posto avançado da Marinha, é o estímulo ao turismo náutico, entretenimento e lazer, abrangendo o uso de barcos, jet ski e outros veículos flutuantes que poderiam servir como atrações públicas. Nesse sentido, também seria possível organizar mais eventos e competições náuticas, a fim de aproximar a população deste universo.


Ao deixar de operar na base cedida à Marinha, a Defesa Civil de Londrina, que integra a Secretaria Municipal de Defesa Social, passará a atuar na mesma sede onde fica a unidade da Guarda Municipal localizada na rua Joaquim de Matos Barreto, 333, às margens do Lago Igapó 2.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Segurança e comunidade: novo presidente do CONSEG de Cascavel detalha planos de gestão

Cidade
Imagem de destaque

Polícia Civil prende suspeito de latrocínio contra idoso espancado em Ibiporã

Cidade

Tetrafônica leva rock nostálgico para o palco do Sextou na Concha nesta sexta-feira

Cidade

Após dias, abastecimento de água retorna lentamente ao Jardim Coliseu em Londrina

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Aeroporto de Londrina doa itens esquecidos e confiscados para bazar da APAE

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil procura suspeito de sequestrar e matar jovem em Ibiporã

Cidade
Londrina e região

Carro cai de ribanceira após cachorro acidentalmente engatar ré na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil divulga foto de suspeito de assaltar chácara e esquecer o documento no local

Cidade
Londrina e região

UEL promove diplomação póstuma de jovem morta em feminicídio

Podcasts

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Podcast Arte do Sabor | EP 1 | Azeite: benefícios que você precisa conhecer | Dâmaris Cortez

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.