Uma nova plantadeira desenvolvida para atender colégios agrícolas e pequenos produtores foi apresentada durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel. O equipamento foi criado a partir de uma demanda antiga da educação pública estadual e também da agricultura familiar.
A proposta é ampliar o acesso às tecnologias da chamada agricultura de precisão, que até então estavam concentradas em máquinas de grande porte. Recursos como conectividade, monitoramento de sementes e adubo e operação digital dificultavam o uso em propriedades menores e no ensino técnico.
O projeto foi viabilizado por meio de parceria entre o Governo do Estado, pela Secretaria da Educação, e uma multinacional alemã do setor de máquinas agrícolas.
A plantadeira possui sistemas digitais que permitem acompanhar em tempo real a quantidade de sementes depositadas por metro, o consumo de insumos e a geração de dados agronômicos. As informações poderão ser usadas tanto em aulas quanto em pesquisas de campo.
Com tamanho reduzido e maior versatilidade, o equipamento busca levar ferramentas da agricultura 4.0 para colégios agrícolas e produtores de menor escala.