Nesta quinta-feira (12), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina divulgou novo boletim epidemiológico sobre a dengue. Desde o início do ano, o município contabiliza 1.643 notificações da doença, com 77 casos confirmados e 1.223 descartados, resultando em uma taxa de positividade de 4,47%. Outros 343 registros seguem em investigação e não há confirmação de óbitos até o momento. Em relação à chikungunya, o boletim aponta dois casos notificados, que ainda se encontram em análise.
o comparativo com o boletim da semana anterior, o município teve um aumento de 50 casos confirmados. Apesar disso, os números apontam avanço na batalha contra a dengue em Londrina em relação ao ano passado. Em 2025, no mesmo período, a cidade somava 2.713 casos de dengue notificados e 331 confirmados, resultando em uma redução de aproximadamente 39% das notificações.
Para o gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Nino Ribas, o cenário reforça a importância de manter as estratégias de controle ativas e articuladas em todo o município. “Esse aumento indica uma maior circulação do vírus em alguns territórios. Por isso, mantemos as equipes mobilizadas com reforço das ações de combate. Também é fundamental lembrar que os dados são preliminares e podem sofrer alterações conforme os casos em análise são concluídos e consolidados no sistema”, afirmou.
Entre as ações de combate intensificadas pelas equipes da SMS, estão as visitas domiciliares com ênfase na eliminação de criadouros, realização de bloqueios oportunos diante de casos confirmados, ações educativas porta a porta, monitoramento sistemático de áreas estratégicas e manejo ambiental, articulação intersetorial para retirada adequada de resíduos e acompanhamento permanente das regiões com maior incidência.
Com o objetivo de intensificar o controle do vírus e do mosquito transmissor, a Prefeitura de Londrina lançou, na segunda-feira (9), o Plano de Ação Contra a Dengue 2026. O plano prevê ações que já entraram em vigor, como a utilização de drones para mapeamento e identificação de possíveis focos de difícil acesso, a aspiração de mosquitos para fins de monitoramento entomológico e análise do vírus circulante no território, qualificando as decisões técnicas no controle vetorial.
Mutirão – A Secretária Municipal de Saúde (SMS) também realiza nesta semana o mutirão o Dia D de Combate à Dengue, que busca orientar os moradores para eliminação dos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A ação será realizada em dois bairros, no Jardim Maringá (zona oeste) e Jardim Monte Carlo (zona leste), nesta quinta (12) e sexta-feira (13).
Os locais foram escolhidos de acordo com o aumento de número de casos nas regiões, e contarão com o trabalho de cerca de 80 agentes de Combate às Endemias realizando as ações preventivas necessárias. Além disso, na sexta-feira (13), a partir das 13h, haverá a presença de dois caminhões, com apoio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), para o recolhimento de materiais descartados que possam acumular água.
A principal orientação para a população é a eliminação semanal de criadouros, evitando qualquer acúmulo de água parada em recipientes, calhas, ralos, caixas d’água e quintais. “A participação da população é decisiva para evitar a proliferação do mosquito, já que a maior parte dos criadouros permanece dentro dos imóveis. A prevenção contínua é a medida mais eficaz para proteger a própria família e reduzir o risco de aumento de casos na cidade”, reforçou Ribas.