Cidade

Novo centro de reabilitação de Cascavel atenderá deficientes e pacientes psiquíatricos

30 jul 2025 às 21:09

A Secretaria de Saúde anunciou a construção de um novo centro que deve ficar pronto apenas em 2026, visando atender à demanda crescente da sociedade cascavelense.


Em Cascavel, um dos principais polos de saúde do Oeste do Paraná, o atendimento especializado para pessoas com autismo é feito pelo CETEA – uma clínica-escola que atua há cerca de cinco anos e atende aproximadamente 500 crianças. Apesar do serviço, a demanda por vagas ainda é muito superior à capacidade atual.


Segundo dados do IBGE, cerca de 18 milhões de brasileiros convivem com algum tipo de deficiência física ou motora, o que representa aproximadamente 8% da população nacional. No Paraná, esse índice é de 6%.

Outro dado que cresce a cada ano é o número de pessoas com transtornos do espectro autista e outras condições psiquiátricas. Atualmente, mais de 132 mil pessoas já foram diagnosticadas com autismo no estado, de acordo com dados oficiais.


O acompanhamento com profissionais capacitados é essencial para garantir mais amparo, qualidade de vida e inclusão social para essas pessoas.


Segundo o secretário Ali Haidar, o novo centro irá englobar atendimentos de reabilitação física, intelectual, auditiva e visual. O projeto faz parte do novo PAC da Saúde, que irá destinar a maior parte do valor de R$ 10 milhões para a obra, além de uma contrapartida do município.


Para ampliar a estrutura e melhorar os serviços, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou a construção do novo Centro de Reabilitação no município. O projeto prevê atendimentos em quatro modalidades diferentes, abrangendo diversas necessidades de pessoas com deficiência física, intelectual e transtornos psiquiátricos.


O novo centro será construído em um terreno localizado no bairro Recanto Tropical. Segundo a Secretaria de Saúde, o espaço será equipado com tecnologia e infraestrutura modernas, visando suprir a demanda crescente da população.


O projeto está atualmente em fase de licitação, e a previsão é que as obras sejam concluídas e entregues à comunidade até o final de 2026.


Segundo Ali Haidar, o processo licitatório para o novo centro inicia no dia 7 de agosto com o certame.

A nova unidade representa um avanço importante para o sistema de saúde do município, oferecendo suporte especializado às famílias e promovendo mais inclusão para quem depende desses serviços.