A Universidade Estadual de Londrina (UEL) vai alterar o vestibular 2025. A prova que era dividida em duas fases, passará a ter uma única fase feita no domingo e na segunda-feira.
O novo modelo vai integrar a prova de conhecimentos gerais e discursiva. Sandra Garcia, coordenadora da Cops explica como as provas serão aplicadas. “O primeiro dia será com 60 questões objetivas, da Base Nacional Comum Curricular, e no segundo dia, será a redação e a prova discursiva, três disciplinas: duas indicadas pelo curso e uma que será geral para todos os estudantes”.
Para os cursos que exigem habilidades específicas, como Arquitetura, Design e Música, as provas serão aplicadas antes do concurso geral. Caso o aluno não passe no teste, ele poderá ter uma segunda opção.
As mudanças são resultado de um estudo realizado por especialistas, ao longo do último ano, que leva em consideração a reformulação do ensino médio e também consultas com a comunidade.
A UEL espera deixar o vestibular mais atrativo e facilitar a logística para quem vem de fora.
A partir do ano que vem, para os cursos com concorrência igual ou menor que um candidato por vaga, a prova passa a ser classificatória.
A fase única será realizada no domingo e na segunda-feira, já que uma lei estadual impede a realização do vestibular aos sábados. No primeiro dia será aplicada a prova de conhecimentos gerais com 60 questões, incluindo língua estrangeira, depois é a vez da redação e disciplinas específicas conforme o curso escolhido, mas só serão corrigidas as provas de quem acertou 25 % no primeiro dia.