Cidade

Novos hospitais reforçam atendimento de saúde no Oeste do Paraná

23 jan 2026 às 12:20

O Governo do Paraná anunciou novos investimentos na área da saúde que vão impactar diretamente o Oeste do Estado. Entre as principais medidas está a autorização para a licitação de um novo hospital em Guaíra e o avanço nas discussões para a construção de uma nova unidade hospitalar em Cascavel.


A autorização para a licitação do hospital de Guaíra foi oficializada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. A nova unidade terá 84 leitos, quase sete mil metros quadrados de área construída e capacidade para realizar cerca de três mil atendimentos por mês.


Os leitos serão distribuídos entre as áreas clínica, cirúrgica, obstétrica e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A estrutura foi planejada para atender toda a microrregião da 20ª Regional de Saúde, além de receber pacientes vindos do Mato Grosso e do Paraguai.


Atualmente, cerca de 80% das internações de moradores de Guaíra precisam ser realizadas em hospitais de outros municípios da região. A insuficiência de leitos, somada à alta demanda, tem comprometido a qualidade do atendimento para aproximadamente 60 mil habitantes da microrregião e mais de 400 mil pessoas atendidas pela Regional de Saúde. Com a construção do hospital, a expectativa é de que esse cenário mude de forma significativa.


O anúncio em Guaíra também reforça a expectativa de novos investimentos na saúde do Oeste do Paraná. Segundo o governador, Toledo deve receber novos recursos, e a construção de um novo hospital em Cascavel começa a ganhar forma. A unidade deverá ser implantada na região Norte da cidade, nas proximidades da Ceasa, ampliando ainda mais a rede hospitalar e a capacidade de atendimento da região.