Cidade

Número de hipertensos pode estar bem acima das estatísticas

18 jul 2023 às 13:06

No Brasil 25% da população sofre com hipertensão. Uma doença que se não for tratada, pode causar problemas de saúde. É preciso estar atento aos sintomas e com a visita ao médico em dia.


As dores no peito foram o sinal de alerta de que a pressão estava alterada. Encontramos dona Leoni no HU de Cascavel, aguardando por uma consulta com cardiologista. No ambulatório lotado, outras pessoas com o mesmo problema. 


Dados do ministerio da saúde apontam que 25% da população brasileira têm hipertensão arterial. A doença crônica tem forte relação com a ocorrência de doença cardiacas, por isso é uma das principais causas de morte no país. 


Em 90% dos casos, a doença é herdada dos pais. Irene, filha de Dona Leoni, também tem pressão alta. Em Cascavel, de acordo com a secretaria municipal de saúde, são mais de 24 mil hipertensos cadastrados nas unidades de saúde. 


O número de hipertensos pode estar bem acima das estatísticas, já que a pressão alta é considerada uma doença silenciosa. O cardiologista explica que quando a pressão medida no braço passar de 14/9 é sinal de hipertensão e que o melhor remédio uma vida saudável.