Os índices do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito da Associação Comercial) da ACIL (Associação Comercial e Industrial de Londrina), referentes a dezembro, mostram que o número de consumidores que não conseguiram quitar suas dívidas em dia e tiveram o nome inscrito no cadastro de inadimplentes continua caindo, apresentando redução de 3,1% na comparação com dezembro de 2023. No acumulado do ano de 2024, no entanto, a inadimplência apresentou um aumento de 8,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Por outro lado, os consumidores londrinenses que conseguiram negociar ou pagar suas dívidas atrasadas, deixando o cadastro da inadimplência, aumentaram 3,7% em dezembro, em comparação com o mesmo mês de 2023. No acumulado do ano de 2024, o resultado foi ainda mais significativo, com um crescimento de 17,2% entre os consumidores que deixaram a inadimplência, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
“Esses números sugerem uma melhora na recuperação financeira de parte dos consumidores, indicando um possível fôlego maior para absorver os gastos típicos do primeiro trimestre de cada ano. No entanto, essa capacidade está condicionada a fatores como o cenário econômico geral, inflação e confiança do consumidor, que podem influenciar a disposição para consumir e tomar crédito”, destaca Marcos Rambalducci, consultor econômico da ACIL.
Os dados do SPC/ACIL apresentam dois índices: o dos consumidores entrantes (incluídos na restrição ao crédito), que deixaram de pagar alguma conta em dia e tiveram o nome inserido no cadastro de inadimplentes; e os saintes, que estavam com o nome no cadastro de negativados, mas negociaram ou pagaram suas dívidas atrasadas e ‘limparam o nome’, recuperando o crédito.