Cidade

Número de multas é baixo onde tem radar, mas preocupação se volta para onde não tem equipamentos

03 jun 2024 às 13:13

No último dia de campanha maio amarelo, a gente fala de uma notícia positiva: o número de motoristas multados é baixo comparado a quantidade de veículos que transitam por Cascavel.


Em abril mais de 14 milhões de veículos passaram pelos 48 pontos de fiscalização eletrônica em Cascavel. Destes, mais de 11 mil e 300 foram multados, número que representa menos de 1% do total de tráfego no município.


Os acidentes mais graves acontecem quando há excesso de velocidade, avanços de sinal vermelho ou preferencial. Segundo a Transitar, o radar é uma medida utilizadas para tentar coibir esses comportamentos no trânsito.


Lembrando que as infrações não acontecem apenas onde as câmeras estão. No caso das multas, elas são apenas nos 48 pontos de fiscalização, e muitos motoristas já estão cientes de onde esses radares foram instalados. Em contrapartida vários acidentes são registrados em locais onde não há radar, mas tem sinalização. Para se ter uma ideia só neste ano, o avanço do sinal vermelho já foi a causa de duas das sete mortes registradas no trânsito em Cascavel.


Uma delas foi no último fim de semana, onde um motociclista morreu depois de se envolver em uma batida com um carro. Foi no cruzamento das ruas Rio de Janeiro e Marechal Cândido Rondon onde há semáforo. No acidente o homem da moto foi arremessado por vários metros e o carro atingiu uma empresa. Por conta disso, em algumas situações, onde estudos apontam necessidade, os radares são trocados de lugar.