Uma nuvem do tipo cumulonimbus passou por Londrina nesta quarta-feira (04) e chamou a atenção de moradores.
A cumulonimbus é identificada por seu formato de "bigorna", caracterizada por ser densa e associada a tempestades com trovões, raios e chuvas fortes, sendo considerada uma das mais perigosas para a aviação.
Caso a cumulonimbus toque no solo, pode se transformar em um tornado. Imagens do Paraíba Drone mostram a formação com detalhes.
O Iapar (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) confirmou que trata-se de uma nuvem deste tipo. A região tem registrado ocorrências envolvendo raios nos últimos dias; o Paraná está sob alerta amarelo para tempestades emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) desde às 9h40 desta quinta-feira (05); o aviso inclui chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo, sendo válido até às 10h desta sexta-feira (06), podendo ser prorrogado.
Na última terça-feira (03), um raio atingiu uma propriedade em Lunardelli, também no norte paranaense; 15 bois da raça nelore morreram. Os animais estavam embaixo de uma árvore, que foi atingida pela descarga elétrica.