Todos os locais
Todos os locais
Cidade
Cascavel e região

Obra de restauração de rodovia em concreto entre Palmas e Clevelândia chega a 75%

A obra tem extensão de 45 quilômetros, indo do viaduto da Codapar em Palmas até a rotatória com a Avenida Nossa Senhora da Luz em Clevelândia
09 out 2024 às 09:43
Por: Agência Estadual de Notícias
Técnica whitetopping está restaurando a PRC-280 na região Sudoeste
Técnica whitetopping está restaurando a PRC-280 na região Sudoeste - Foto: DER

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), já chegou a 75% de execução da obra de restauração em concreto da PRC-280 entre Palmas e Clevelândia, na região Sudoeste. Está sendo utilizada a técnica whitetopping no trecho, em que o pavimento asfáltico existente é reaproveitado como base para a nova pista de pavimento rígido de concreto.


Os serviços na rodovia tiveram início na metade de abril deste ano, em Clevelândia, e agora estão em Palmas. O concreto é executado em um dos sentidos de cada vez, com operação pare-e-siga 24h no sentido oposto, mas alguns segmentos já estão com ambas as faixas de rolamento prontas e tráfego liberado.


A previsão é de concluir a nova pavimentação até o final de novembro, caso as condições climáticas sejam favoráveis, e depois concluir os serviços complementares no início de 2025. Eles incluem a execução de sarjetas triangulares de concreto e outros dispositivos de drenagem de águas, plantio de grama nos espaços ao lado da pista, bem como finalizar a nova sinalização horizontal, instalar placas, tachas refletivas e defensas metálicas.


A obra tem extensão de 45 quilômetros, indo do viaduto da Codapar em Palmas até a rotatória com a Avenida Nossa Senhora da Luz em Clevelândia, um investimento de R$ 188.250.000,00.


Concreto

Outras notícias

Atestado médico: direitos, deveres e consequências para funcionários e empregadores

Adolescente é apreendido por transportar 250kg de maconha após abordagem em Cambé

Refugiados do Líbano: 25% dos repatriados estão em Foz do Iguaçu


O pavimento rígido de concreto tem vida útil maior, de 20 anos, o dobro do pavimento asfáltico, menor custo de manutenção e conservação, é mais seguro contra derrapagem e lida melhor com drenagem de água da chuva.


Devido ao grande volume de tráfego de caminhões na rodovia PRC-280, uma ligação entre o Sudoeste e o Sul do Estado, o pavimento rígido se mostra a melhor solução para garantir mais segurança e conforto aos usuários. Ele já foi utilizado no trecho entre o Trevo Horizonte em General Carneiro e o Viaduto da Codapar em Palmas, e o, e no ano que vem será executado na ligação entre Clevelândia e Pato Branco, também passando por Mariópolis.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Policiais penais encontram túnel durante vistoria pela cadeia pública de Cambé

Cidade
Imagem de destaque

Os reflexos da interdição da BR-277 na Serra da Esperança em diferentes setores

Cidade

Obra da Carlos Gomes está na fase final e será entregue só no ano que vem

Cidade

Segunda parcela do décimo terceiro salário: o que fazer com a grana extra?

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Imóvel do antigo Planet Shopping, na zona norte de Londrina, começa a ser demolido

Cidade
Londrina e região

Mulher invade motel e afirma ter matado o marido; funcionários ficam assustados

Brasil e mundo
Brasil

Vídeo mostra momento em que jovem cai de edifício em Balneário Camboriú e morre

Cidade
Londrina e região

Motociclista morre em acidente no distrito de São Luiz; chovia forte no momento da batida

Cidade
Londrina e região

Agricultor encontra cadáver em avançado estado de decomposição na zona norte

Podcasts

FIIL
Imagem de destaque

Tarobá transmite podcast ao vivo durante Festival Internacional de Inovação de Londrina

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.