Na manhã de hoje, a Rua Souza Naves Sul ainda estava liberada para o tráfego, mas as placas de sinalização indicavam que, em breve, o fluxo de veículos seria interrompido. Por volta das 7h40, a primeira manilha foi colocada na via e, logo após, uma placa de bloqueio foi instalada. Este fechamento marca o início de uma obra aguardada há muito tempo pela população, especialmente por aqueles que sofreram com alagamentos constantes, congestionamentos e a sensação de abandono.
Durante a manhã, o tráfego na região se manteve dentro do esperado. Embora tenha sido registrado congestionamento em alguns pontos, como na rodovia e na marginal da BR-277, a situação foi resolvida rapidamente. Com o fechamento total da Souza Naves Sul, os trabalhos de alargamento e requalificação já começaram e estão a todo vapor.
A nova estrutura será construída sobre a ponte antiga, o que exigiu a interdição da via para garantir a segurança da obra. Para orientar os motoristas durante esse período de adaptação, equipes da Transitar e da Polícia Rodoviária Federal estão posicionadas no Viaduto da Petrocon e em outras rotas alternativas.
Além disso, o transporte coletivo também teve suas rotas alteradas. As linhas Sul/Sudeste via Guarujá e a linha 225 - 14 de Novembro já estão operando nos novos itinerários, como mostram os mapas abaixo.
A obra, que tem um custo estimado em R$ 6,7 milhões, tem prazo de entrega de seis meses, e visa melhorar a infraestrutura da região, reduzindo os impactos de alagamentos e melhorando a fluidez do tráfego.