As obras da Perimetral Leste, em Foz do Iguaçu, chegaram a 65% de execução, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Mesmo com o avanço, a tão aguardada liberação da Ponte da Integração, concluída desde o final de 2022, ainda depende da finalização das novas aduanas e de estrutura adequada para o controle migratório.
A Perimetral Leste é a ligação essencial entre a nova ponte e a BR-277. Sem as aduanas prontas e com equipes operacionais, não é possível liberar o tráfego de veículos e pedestres pela ponte que conecta Foz do Iguaçu, no Brasil, a Presidente Franco, no Paraguai.
Do lado brasileiro, as obras da aduana Brasil/Paraguai estão em fase de acabamentos internos e recebendo revestimento metálico nas fachadas. O pátio está sendo preparado com a implantação de meios-fios, calçadas e nova pavimentação. Já a aduana Brasil/Argentina, que também faz parte do projeto, ainda passa por serviços de terraplanagem, enquanto, internamente, são instaladas divisórias e redes elétricas e de esgoto.
No lado paraguaio, a estrutura física da aduana está praticamente finalizada. O entrave, no entanto, são as obras de acesso viário no país vizinho, que seguem pendentes.
A Perimetral Leste inclui ainda a pavimentação de 15 quilômetros de rodovia e a construção de novos viadutos. A previsão inicial era de que a obra fosse concluída há mais de dois anos. No entanto, o novo prazo judicialmente acordado com a empresa responsável é novembro de 2025.
Com 35% das obras ainda pendentes, fica a dúvida: será que a ponte da Integração e a Perimetral Leste estarão finalmente prontas para uso até o fim deste ano? A resposta, por enquanto, ainda depende do andamento das obras e da articulação entre os países envolvidos.