As obras do Centro da Pessoa com Deficiência, ao lado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Sabará, região oeste de Londrina, foram retomadas após seis meses de suspensão.
Com cinco repasses atrasados desde julho de 2022, a obra ficou abandonada com as paredes parcialmente levantadas, parte da laje pronta, assim como as instalações elétricas. São R$ 4.410 milhões de emendas parlamentares para construção de um centro especializado de reabilitação física.
Segundo Diego Buffalo, diretor do Cismepar (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema), com a retomada da obra, a empresa responsável já pediu o reequilíbrio financeiro do contrato, o que está em análise, e também solicitou uma nova prorrogação de prazo até fevereiro de 2024.
A expectativa de entrega é para dezembro de 2023. O terreno de 15,6 mil m2 fica foi doado pela prefeitura em 2017 e a construção de 1.751 m2 começou em setembro de 2021. O prazo inicial de conclusão era agosto de 2022, passando depois para 28 de julho deste ano. Segundo a última medição, 47,48% dos serviços foram executados.
O centro multidisciplinar vai atender pacientes dos 21 municípios que fazem parte do Cismepar.