Cidade

Onça à solta: felino é flagrado em Cascavel; veja o que fazer ao encontrar o animal

18 ago 2025 às 17:10

Moradores de Cascavel começaram a manhã desta segunda-feira (18) com um grande susto: uma onça-parda foi vista circulando por diferentes pontos da cidade, incluindo o interior das instalações da APAE. O felino foi registrado por câmeras de segurança, e equipes ambientais já realizam buscas para localizar o animal.


Por volta das 6h30, o caseiro da APAE avistou a onça ao chegar para abrir a unidade. No momento, não havia alunos nem funcionários no local. O Corpo de Bombeiros e o Instituto Água e Terra (IAT) foram acionados e realizaram uma varredura no local para garantir que o animal já não estivesse mais nas dependências da instituição.


Segundo a gerente da APAE, Ellen Aquino, o funcionário foi surpreendido pela onça e chegou a gritar de susto. Diversas pegadas e marcas deixadas pelo felino foram registradas na unidade, que teve a área isolada para facilitar a identificação e segurança.


Cerca de 1 km dali, outro registro mostrou a onça se deslocando pelas ruas até uma área de mata. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o animal tentando entrar na vegetação, na Rua Tamarindo, no bairro Tropical. Ezequiel, que chegava para trabalhar em uma obra, teve contato visual com o felino.

“Eu estava descendo do carro, e aí meu irmão gritou ‘olha a onça!’ Só deu tempo de eu voltar para dentro do carro, e aí ela entrou na mata”, contou.


A movimentação no local foi intensa, com a presença de equipes de segurança e curiosos tentando acompanhar o paradeiro do animal. Após cerca de uma hora de buscas, não foram encontrados novos vestígios da onça.


Segundo biólogos, trata-se de um animal adulto, provavelmente em busca de alimento ou um parceiro para reprodução. A bióloga do IAT, Nathalia Colombo, explicou que esse tipo de situação tem se tornado mais comum. Já que a destruição do habitat natural faz com que esses animais se aproximem cada vez mais das zonas rurais e urbanas, alertou.


Nathalia também afirmou que as onças raramente oferecem risco aos humanos, mas é importante manter a calma caso haja um encontro com o animal:

  • Evite contato visual direto

  • Não corra, não se agache e não dê as costas

  • Se o animal se aproximar, abra os braços, grite e faça barulho para tentar afastá-lo

As buscas pela onça continuam na região com o apoio de drones, helicóptero e equipes especializadas.